República do Pensamento

A PRIVADA
Ou como pensar sem ser incomodado

Riram da minha foto da privada, por que tirei uma foto dela? Acho que queria mostrar seu tamanho, tão pequena, mas tão gloriosa, reina soberana através dos tempos. Mesmo sendo de qualquer tamanho, está lá desde os tempos mais antigos. Por que não uma privada? E toda carga de vida que contém este buraco de reflexões profundas. Vidas passaram e elas ficaram, suntuosas, elameadas de bosta! Que descarregamos, assim como descarregamos nossa raiva.

Ah! Se não fosse a privada, como seriam meus pensamentos, sempre interrompidos por futilidades que a vida moderna criou, a televisão, o rádio, o computador, a geladeira. Ah! Se não fosse a privada, o que seria de mim e minha pseudo soberania intelectual? Não fosse a privada, talvez não entendesse tão bem "Angústia" de Guimarães Rosa, poema lindíssimo e totalmente condizente com o ato de defecar. Lindo momento, exclusivamente seu e só seu, introspecção pura. Momento sublime e sereno. Ah! Se o mundo fosse igual a uma privada seria mais feliz!


* Gustavo Lucas