República do Pensamento

PELAS ESTRADAS DA VIDA

amiga estrada
companheira de jornada
senhora do destino
sigo em teu traço
me seguindo
e seguindo outros passos
ora sereno ora apressado
tentando encurtar a saudade

passo por ti
seja a pé ou na boléia do caminhão
de carro ou de carroça
de bicicleta ou de motocicleta
de pau de arara ou de ônibus leito

minha direção é teus sentidos

quando és de chão
corre a poeira atrevida
tomando conta do meu corpo

teus buracos me fazem balançar como um epiléptico

quando és bem cuidada
era como se eu viajasse
em um tapete mágico

entre tuas faixas o asfalto silencia
tuas placas me contam encantos e perigos
em tuas curvas
meu coração se aventura
enfio minha vida na reta

em disparada
em marcha lenta
sou seduzido pelo teu riscado
que é mais que um poema
é o dedo de prosa
pedindo passagem
para além do horizonte

estrada amiga
tu és a amante dos andarilhos
a passarela das lavadeiras e dos bóias-frias
o corredor da produção
o passatempo dos apressados e pacientes
o leva e traz de gente querendo gente
o solo dos pássaros
o palco da boiada
o início, o meio e o fim de um encontro

entre um forte abraço
e um aceno de adeus
uma boa viagem
se faz nos traços teus

* Marcos Fabrício