República do Pensamento


ESSE PAÍS...

esse país faz amor comigo de manhã
me dá um tremendo fora à tarde
não quer discutir a relação à noite

e de madrugada
me deixa
pintando o sete
com as paredes

esse país me vira de cabeça pra baixo
por amo a ele
vivo como um peixe fora d'água

me diz no pé do ouvido
que minha desordem é o seu progresso

sou a moeda na caneca do mendigo
ou a moeda na cueca do executivo?

esse país me deixa sertão com fome de mar
me deixa mar com sede de sertão
parece hora marcada para comer chocolate

esse país provoca greve de cueca
passeata de calcinhas
engarrafamentos mil porque lampião
não leu simone de beauvoir

esse país me tira do lugar
cobrando o dobro da passagem
para chegar em casa
além de me tirar o direito
de saber onde a crase
põe comida dentro de casa

esse país me ensinou
a deixar açúcar para as formigas
e sal para as campanhas de doação

esse país paga a conta de nova iorque
e recebe como gorgeta
lições de como ser lorde

esse país
nove é dez
dez é nunca
nunca é onze
formas de lavar as mãos

esse país
tem pena de morte:
perpetuamente
começar e recomeçar

* marcos fabrício