República do Pensamento

ÍMPETO
ao Gustavo Lucas

Obrigado por me apresentar
a esse novo amigo
que, na verdade, era mais antigo
que o meu ato de nascer.

Porém, fingia não ser comigo
o seu aperto de mão
e a sua voz a me dizer:

- Olá! Meu nome é ímpeto. E o seu?
- O meu no me é...
- Já basta! Eu me manifesto em diversas pessoas...
- Já escolheu alguém que eu conheço?
- Por que essa pergunta proprietária, Sr. Marcos?
- Foi mal, ímpeto. Perguntar não ofende...
- É verdade. O ímpeto bebe na fonte das minas...
- As minas, por acaso, são gerais?
- Quem te respondeu isso foi o ímpeto?
- É por isso que pergunto!
- Faz bem saber que o homem se movimenta...
- Por acaso ele nasceu em Brasília?
- Nascer não é se prender, mas ele nasceu nas bandas da capital...
- Capital é não tê-lo conhecido.
- Então você sabe o nome dele?
- Ímpeto, você com suas perguntas, heim?!.... Mas o nome dele é Gustavo Lucas!
- Como pode ter acertado?
- Porque o ímpeto toma conta das boas almas.........


* Marcos Fabrício
BsB, 18/08/2002