República do Pensamento

MARCOS SÃO




CAPÍTULO 1: ARTE E MANHAS DO ANJO PERALTA

Quando renasci, um anjo peralta trocou as asas pelos pés no chão e disse bem baixinho: Vai, garoto! Melhor que São Marcos é ser Marcos são.




CAPÍTULO 2: DE CASA PARA A ESCOLA...


Da escola para casa... Andava cabisbaixo para não tropeçar (Conversa! Tinha medo do céu desabar sobre a minha cabeça). Quanto mais firmeza sentia em pedalar, mais queria as rodinhas. Maltratei muito a bola, meu brinquedo favorito. Fui artilheiro de um gol só. Meio Fio Maravilha. Roubava a senna na mesa do bar e papai vibrava com o filho-narrador nas manhãs de domingo. "E mais 'uma' pro santo, que ninguém é de ferro!" Pro santo não ficar 'altinho', salvei a pele dele várias vezes. Ficava de "foguinho", assim como o padre que bebe um cálice de vinho a mais... EM NOME DO SENHOR! HOSANA NAS ALTURAS! Cálice!


CAPÍTULO 3: CISMADO!

Batizado! Catequizado! Crismado! Carimbado! Robotizado! Cismado!
Na pré-escola - minha pré-história -, mundo mágico e três amiguinhos: pai, filho e o espírito santo que baixou em mim.
Ordem e Progresso: todos em fila, com os braços estendidos nos ombros do coleguinha da frente. Aquilo mais parecia um curso intensivo para sonâmbulos!


CAPÍTULO 4: BARBARIZEI!

De 1ª a 4ª série, estudei numa escola classe. Que classe! Que classe? Classe para os bárbaros?Barbarizei!


CAPÍTULO 5: POESIA MARGINAL

De 5ª a 8ª série, algo naquele lugar me intrigava: "como ser polivalente?" Tive ali a minha primeira lição de poesia marginal: "Polivalente: entra burro, sai inteligente"ou"Polivalente: entra burro, sai demente"?
No teatro da escola, fazia o meu melhor papel: o de mim mesmo.


CAPÍTULO 6: TURMA DO FUNDÃO

No segundo (de) grau, vaga garantida no Setor. Êta, Brasaminha e essa mania de querer tudo "setorizar"! Deixei a comissão de frente e fui sambar na turma do fundão. Vi a escola desfilar na avenida com outros olhos. Curti a capital paralela com os amigos do peito e as amigas do peitão.


CAPÍTULO 7: NA VIDA, TUDO TEM UM BÔNUS E UM ÔNIBUS

Bem que a faculdade poderia se chamar Brasília Fashion Week. Tantas modelos e nenhum modelo! Quatro anos de curso-benefício de Comunicação (Anti-)Social. De saldo positivo: uma grande turma de "cabeças lindas" e várias gatinhas na cabeça. Ou, seriam latinhas?


CAPÍTULO 8: AMIGOS DE COPO CHEIO E AMIGOS DE COPO VAZIO

Bar, doce lar.
Casa? Tava mais para dormitório!
No trabalho
com direito a namoro arquivado
fiz um barraco de processos para fugir da tempestade

Nome composto é isso que dá!
De dia, Marcos sério.
De noite, Fabrício brincalhão.
Entre o engravatado e o palhaço,
pão e circo.
Colei na prova do paraíso
e passei direto para a fase do subsolo.

Aprendi na Biblioteca das Garrafas
que existem dois tipos de amigos:
os de copo cheio e os de copo vazio.

Os amigos de copo cheio secam a garganta.
Os amigos de copo vazio molham a palavra.

Bico seco não para em pé.

* Marcos Fabrício