República do Pensamento

minha cabeça matuta um batuque
que me padece até eu pôr pra fora
tem gente que fica biruta
quando não consegue se expressar
tem gente que muda a conduta
quando a corda aperta
mas aos trancos e barrancos
consigo um ponto pra me equilibrar
com a dificuldade de um bebado
com um brilho no olhar
as vezes fico satisfeito
as vezes sinto sufocar
mas é que como brasileiro
não desisto nunca
mas EU vou brigar
mas é que como brasileiro
não desisto nunca
e vou batucar

em cima do muro não!
engordar o patrao?
tem que ter postura
jogo de cintura
tem que peitar
dinheiro sujo não!
cadê a punição?
tem que ter molejo
com a faca e o queijo
e saber partilhar

o meu batuque ecoa com a força dos quilombos
onde batucavam os que brigavam pra isso tudo mudar
o meu pedido é de ontem
meu sofrimento é de sempre
somos tantos por que tao poucos tem?
somos fracos porque nao somos unidos?
munidos de reclamações sem açoes
pelados num mar de piranhas
mas é que como brasileiro
não desisto nunca
mas EU vou brigar
mas é que como brasileiro
não desisto nunca
e vou batucar

em cima do muro não!
engordar o patrao?
tem que ter postura
jogo de cintura
tem que peitar
dinheiro sujo não!
cadê a punição?
tem que ter molejo
com a faca e o queijo
e saber partilhar

* Rodolfo Carvalho Monteiro