República do Pensamento

MEU CORPO CONGADO


a terra foi criada em sete dias
meu mundo foi criado em sete lagoas
quem nasci aqui tem olhos d’àgua
a fé que move a fome pelo divino
anda a pé pelas ruas e esquinas
pelos centros e núcleos
pelos templos de nuvens e pedras
meu coração tambor
dá as cordas
para o meu corpo congado dançar
o som das alturas
na rota do bem
regida pelos meus santos orixás
louvada seja a procissão
que faz irmão reconhecer irmão
somos filhos da mesma mãe
mama áfrica dos rosários
coroando nossa existência
no altar dos palmares
o axé floresce
em cada dor superada
em cada aperto de mão
dizendo que o amor
prospera por aqui
e por toda eternidade
reis e rainhas
príncipes e princesas
do congo brasil gerais
a luta só faz sentido
se for para reinar a paz
de joelhos adoramos
o espírito banto
que santo
nos faz melhores humanos
no sentido maior da luz

* Marcos Fabrício